Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A ENERGIA PSÍQUICA



Sugestão de leitura:       

          Tensão relacional - Psicossomática          DEIXE UM RECADO - Interatividade


Naturopatia e Psicossoma:


 "O corpo é o caderno da alma"


Antes de tomar remédios, procure entender de que forma a alma está se expressando.


A dor de garganta 
aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações. Não engula desaforos, mágoas, reclamações. Saiba ter voz , seja uma pessoa assertiva, não precisa brigar! Aprenda a se comunicar e expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva, sem perder a paciência. Se você viver guardando seus sentimentos e pensamentos, uma hora, uma das duas coisas ocorre:  um problema sério na região da boca e garganta (saúde) ou você estoura e diz de uma vez só, tudo o que pensa, com raiva e ressentimentos e acaba magoando todos ao redor. Procure não acumular fatos. Assim que ocorrer algo que te desagrade, você pode chamar a pessoa que o magoou e dizer: eu admiro esta característica sua. Comece sempre com algo positivo daquela pessoa. E quando for "reclamar" de um fato, de uma atitude, não da pessoa. Diga: Não gostei quando você fez isso, pois me senti assim . . . Um bom líder sabe se comunicar. Elogia pessoas em público e crítica fatos em particular.


O resfriado ocorre quando o corpo não chora. Chorar alivia, então chore sempre que sentir vontade. No passado, a pior crença repassada por nossos antepassados era: homem de verdade não chora. Então muitos homens guardaram tão profundamente suas dores e sofrimentos que acabaram cedo com sua saúde e morreram antes do tempo. Precisamos tirar um momento para rir, chorar, brincar, viajar, fazer exercícios físicos, dançar, curtir a vida.
Equilíbrio! E lembre-se: chorar de vez em quando, é natural, faz bem e só mostra que você tem sensibilidade e não tem medo de mostrar suas emoções.


O estômago arde quando as raivas não conseguem sair, quando algo acontece e você não aceita, não consegue digerir o fato. Ache uma válvula de escape, grite, dê soco no travesseiro, escreva tudo num papel e queime, pratique um esporte, lute boxe, ache uma maneira de extravasar as emoções, faça terapia. E se possível, elimine as pessoas "nocivas" na sua vida.


O diabetes invade quando a solidão dói. Mas estar sozinho é sempre uma escolha, então se abra para o mundo. Não espere receber amor primeiro, aprenda a dar e receberá de volta. Se todos pararem e esperarem o outro dar o primeiro passo, não haverá mais amor no mundo.


O corpo engorda quando a insatisfação com o mundo aperta. Aprenda a aceitar as coisas como elas são. Não seja exigente demais com você, nem com o mundo. Relaxe! Deixe a ansiedade desaparecer. O mundo é perfeito exatamente como é. E se sua frustração refere-se a resultados obtidos, saiba que você pode estar bem mais próximo dos seus sonhos do que imagina.
Tenha paciência, nada é impossível e o amanhã pode ser bem melhor, dê mais uma chance para você e seus sonhos. Antes de comer algo, pergunte-se: estou com fome de que? Se não for uma fome física e sim algo emocional/espiritual, não tente resolver com a comida. Coma o que desejar, mas apenas quando estiver com fome e esteja presente quando mastigar - foque no agora. Ao invés de engolir desesperadamente na frente da TV, sem sentir o gosto da comida, saboreie cada mordida, sinta o sabor, cheire, feche os olhos, sinta a textura dos alimentos na sua boca e tenha gratidão a ele. Se você conseguir fazer isso, seu metabolismo funcionará perfeitamente e tudo que não for necessário, seu corpo expelirá .


A dor de cabeça aparece quando as duvidas aumentam e aparecem as críticas. Surge um desconforto como se você estivesse vivendo um problema sem saída. Relaxe, ore, medite, converse com alguém, peça ajuda! Chega de críticas com as pessoas e com o mundo. Não tenha medo. Silencie as preocupações. Confie mais em você e na vida. Acalme-se, tenha mais fé, creia mais em você e em Deus. Como dizem os orientais: se um problema tem saída, resolva! E se não tem, por que se preocupar tanto? Neste caso, aceite-o!

Problemas na coluna indicam que você tem a sensação de que há pessoas ao seu redor que dependem de você. É como se você não quisesse, mas sente que tem que carregar o mundo nas costas, pois acha que os outros são incapazes de resolver seus problemas sem a ajuda. Isso não é verdade!
Todo mundo tem a capacidade para resolver as coisas. É você quem acha isso, então liberte-se desta crença. Acredite mais nos outros. Cada um tem o direito de viver a vida como deseja, não queira impor seu modo de viver a outros. Aceite as diferenças, afinal você também quer ser aceito exatamente como é, não é mesmo?


O coração pára quando o sentido da vida parece terminar. Mantenha seu coração sadio, procure pontos negativos em fatos passados e atuais. Dê mais sentido aos fatos. Você já reparou que tudo tem seu lado positivo? Basta saber procurar. E sempre tenha planos ousados e divertidos para o futuro, isso o manterá vivo e "motivado" , com o coração leve e saudável.


A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. Ninguém consegue manifestar perfeição, pois é impossível até mesmo defini-la. Quem poderia citar o que seria mundialmente considerado perfeito? Aceite-se e aceite o mundo exatamente como ele é. Pare de querer controlar tudo. São as diferenças e as pequenas imperfeições que fazem do mundo um lugar tão maravilhoso. Isso vale para seu corpo também. Aceite-se exatamente como é, seu corpo é o templo da sua alma. Se existir algo que queira mudar em seu corpo, faça; mas não deixe que sua felicidade e amor próprio dependam disso. Se você está num relacionamento e seu parceiro (a) não está satisfeito com seu corpo, mude de parceiro. Afinal, você é muito mais maravilhoso e especial do que seu corpo físico. Você é a auto-manifestação de Deus na terra. E pode ter certeza; existem muitas pessoas que gostariam de estar com você! Para você ser completamente amado e aceito por alguém, comece se aceitando e se amando e isso ocorrerá naturalmente.


As unhas quebram, os cabelos e a pele perdem a força e o brilho quando as defesas ficam ameaçadas. E isso acontece quando você está se sentindo deprimido, sem vontade de seguir além. Se estiver com depressão, procure os amigos, familiares e/ou ajuda médica. Deseje melhorar, leia bons livros, assista a programas divertidos, instrutivos e/ou inspiradores, tenha um tempo só pra você, faça coisas de que gosta, ria em frente ao espelho, divirta-se!
Insira mais diversão na sua vida, isso só depende de você!


O peito aperta quando o orgulho escraviza. Você não é vítima do mundo.
Ninguém é, a menos que se coloque nesta posição. Para todo ditador, existe um ou vários submissos. Não tenha pena de você, pelo contrário, orgulhe-se de ser a pessoa que é. Encontre características positivas suas. Se estiver difícil, pergunte a amigos e familiares, pode ter certeza de que você ficará muito feliz com o feedback deles. E escreva num caderno para se lembrar e comece a fazer as suas anotações positivas sobre você, as pessoas e fatos ao redor .


A pessoa enfarta quando sente a ingratidão e estresse. Procure não exigir tanto das pessoas. Quando fizer algo pequeno, médio ou grande por alguém, não espere algo em troca. A pessoa pode não retribuir da maneira que você deseja e você envenena seu coração com raiva e sentimento de frustração e ingratidão. Na maioria das vezes a pessoa nem imaginava o quanto isso era importante pra você, é a sua visão que coloca este peso. Não deixe que suas exigências de como os outros devem se comportar atrapalhe a sua saúde e felicidade. Você pode ter feito coisas que magoaram muitas pessoas e você nem imagina. Perdoe SEMPRE! E perdoe-se!

A pressão sobe quando o medo aprisiona. Mas medo de que? Muitas vezes o medo é irracional. A menos que você esteja, realmente numa situação perigosa (perdido em alto mar, sem socorro à vista, seu avião caiu no meio da Amazônia e você está perdido, sozinho e machucado, etc) a menos que a adrenalina gerada seja algo que pode te ajudar a reagir corretamente numa situação de emergência, acalme-se! Faça a pergunta: E se este fato que eu receio realmente venha a ocorrer, qual é a pior coisa que poderia me acontecer? Faça as pazes com todas as possibilidades. Se você não tem controle sobre algum fato, solte-o! Entregue a Deus, ore, medite, relaxe. E entregue ao universo.
Cuidado com os 15 minutos antes de dormir, não tenha medo do amanhã, confie de que tudo ocorrerá da melhor maneira, entregue o problema a Deus e durma bem. Muitas vezes ao acordar, o problema terá diminuído ou até desaparecido, pois muitos dos nossos medos são irreais .


As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza. Quando você repetidamente não consegue realizar sonhos e projetos importantes, acaba se frustrando, sente que não tem controle ou que o mundo está contra você.
Neste momento, tudo parece ser um empecilho, você vê um mundo perigoso e injusto e se sente como uma criança sozinha e desamparada, despreparada para lidar com as situações. Mas você não é mais uma criança, é um adulto e tem força e capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja, procure ajuda, mude e seja feliz! Muitas pessoas procuram remédios físicos quando na verdade precisam mudar suas atitudes, pensamentos e sentimentos.


A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Se sua temperatura subiu, você está se sentindo sem forças para lidar com as situações. Não se compare com outras pessoas, não pense que só você tem problemas ou que existem pessoas sortudas e pra você, nada dá certo. Isso não é verdade! Todos temos problemas, o que muda é como os encaramos e resolvemos. Você é capaz de resolver qualquer situação. Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos. Não seja tão exigente, deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus. Equilibre seu organismo, equilibrando suas emoções .


O câncer se instala quando a pessoa guardou mágoas e rancores por toda uma vida. É como se aqueles sentimentos estivessem comendo a pessoa de dentro pra fora. É por isso que não adianta curar apenas com remédios, é preciso aprender a perdoar as pessoas, principalmente a si mesmo e seguir em frente, vivendo no presente, com planos concretos para o futuro. Perdoar é um processo, pode levar tempo, mas nada é tão belo e transformador do que o perdão, ele liberta a alma, a pessoa se renova e se cura .


Para todos os casos acima, 15-20 minutos de resignificação dos sentimentos/oração/meditação/ perdão ou uma respiração profunda e lenta ao acordar podem fazer "milagres ".

Experimente começar o dia em paz e harmonia, seu corpo agradece e você verá o resultado na sua vida em geral .

  
Acidentes
incapacidade de defender-se, rebelião contra a autoridade e crença na violência.
Alcoolismo
sentimento de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição.
Alergias
negação do próprio poder.
Anemia
falta de alegria, não se sentir bom o bastante e hesitante.
Ansiedade
falta de confiança no fluxo e no processo da vida.
Arteriosclerose
resistência, tensão, estreiteza mental e recusa em ver o bem.
Articulações
representam as mudanças de direção na vida e a facilidade desses movimentos.
Artrite
sentimento de falta de amor, crítica e ressentimento.
Asma
amor sufocante; incapacidade de respirar por si; choro reprimido.
Bursite
raiva reprimida e vontade de agredir alguém.
Cancro
mágoa profunda, ressentimento antigo, grande segredo; ódios.
Celulite
prisão a sofrimentos da primeira infância; dificuldade em avançar e medo de escolher a própria direção.
Colesterol
obstrução dos canais da alegria; medo de aceitar a alegria.
Dentes
indecisão duradoura; incapacidade de analisar idéias e tomar decisões.
Derrame
desistência; preferência da morte relativamente à mudança; resistência e rejeição da vida.
Desvios da coluna
incapacidade de fluir com o apoio da vida.
Diabetes
tristeza profunda, amargura, grande necessidade de controlar.
Doenças crônicas
recusa em mudar, medo do futuro e insegurança.
Enfarte
abrir mão da alegria do coração em favor do dinheiro, posição, etc.
Enxaqueca
medos sexuais, resistência ao fluxo da vida ou desagrado por ser impelido por alguém.
Garganta
criatividade sufocada, raiva engolida, incapacidade de expressão.
Gastrite
incerteza prolongada e sensação de condenação.
Gripe
abalo forte no sistema imunológico causado por choque emocional.
Hipertensão
problemas emocionais não resolvidos
Insónia
medo; falta de confiança no processo da vida e culpa.
Labirintite
medo de não estar no controle.
Menopausa (problemas)
medo de não ser mais desejada, de não ser boa o bastante.
Menstruação (problemas)
sente-se mau tratada como mulher, rejeição da feminilidade e dos órgãos sexuais, recusa em relação à atos do parceiro, a relação a desagrada,  culpa.
Obesidade
proteção e super-sensibilidade.
Prisão de ventre
recusa em soltar velhas ideias; prisão no passado.
Reumatismo
sentimento de vítima, ressentimento, amargura crónica, falta de amor.
Sinusite
irritação com alguém próximo.
Torcicolo
teimosia inflexível.
Tuberculose
definhamento devido a egoísmo, possessividade, pensamentos cruéis e vontade de vingança.
Úlceras
medo de não ser suficientemente bom.
Varizes
excesso de trabalho e desencorajamento.
[i]        
 Tabela 4, do livro “Women’s bodies, women’s wisdom”, de Christiane Northrup, 1994 (“Corpo de mulher, sabedoria de mulher”, 1999, Círculo de Leitores, Lisboa, ISBN 972-42-2142-3).



O pensamento agindo sob o melhor condutor de eletricidade: a água.

 
Agora explore as possibilidades do que seus pensamentos podem fazer  com seu corpo, composto estruturalmente por água. Todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas,  as proteínas, membranas, enzimas, mitocôndrias e hormônios somente são funcionais na presença desta substância (água).

Ação da água fluidificada no organismo 

A água é uma molécula polar composta e é facilmente absorvida no nosso organismo. Por isso e aproveitando-se de algumas de suas propriedades (tensão superficial, condutividade elétrica e susceptibilidade magnética), é usada como agente do tratamento de fluidoterapia.
A ciência denomina a água de “Líquido Vital”. Uma vez fluidificada e ingerida, a água pode provocar os seguintes efeitos:
  • Inibição da formação de radicais livres, ou seja, diminuição dos processos oxidativos celulares, diminuição da taxa de produção de gás carbônico, aceleração dos processos de fagocitose, incremento na produção de linfócitos (células de defesa);
  • Observa-se na membrana celular uma maior mobilidades de íons Sódio e Potássio, melhorando o processo de osmose celular, tendo um efeito rejuvenescedor no organismo. Há uma distribuição no mecanismo de transporte de vários tipos de cátions, como é o caso do cálcio;
  • Efeitos sobre os hormônios receptores, ativação dos linfócitos por antígenos e várias lecitinas. O processo de polarização magnética induzida (imantação) da água no organismo produz a captura e precipitação do cálcio em excesso no meio celular;
  • Reposição da energia espiritual, renovando a estrutura perispiritual.
A terapêutica com a água fluidificada traz muitos benefícios ao organismo, apesar de não poder parar ou regredir as doenças geradas por resgates, doenças crônicas e degenerativas, porém facilita a ação medicamentosa e tem se mostrado eficiente na cura das doenças psicossomáticas. 

A doença não é um castigo, mas um ALERTA


Marcar foto











A fisiologia fóbica - Psicossomática


Toda e qualquer emoção tem uma representação no corpo mediada por nervos periféricos,  comandados pelo sistema autônomo e  neurotransmissores que levam neuropeptídeos através de impulsos nervosos de tração e contração, formando  tensões relacionais,  traumas,  inflamações e até mesmo acidentes, os quais, Freud chamou de "Ato falho", desencadeados por punsões recalcadas de maneira psíquica e manifestadas por impulsos nervosos.

O que esta dor (problema) está tentando te dizer.


Divida as estruturas do seu corpo em 6 e os nervos psico-relacionados são:




 Seu médico interno - Michel Odoul
Toda e qualquer dor está nos alertando a reação do estresse relacionado à uma emoção.
E toda e qualquer emoção também tem representação no cérebro, que é mediada por neurotransmissores, entre eles a noradrenalina, a serotonina e a dopamina.
A fisiologia do medo se inicia nas amígdalas (estruturas que nada têm a ver com as da garganta), que têm o formato de uma noz e ficam próximas à região das têmporas.
Elas identificam uma situação ou objeto do qual se deve tomar cuidado e enviam ao hipotálamo o sinal para a produção dos neurotransmissores. A partir daí, começam as reações no organismo que nos deixam em estado de alerta para agir, enfrentando ou fugindo da situação.
As amígdalas estão presentes na maioria dos animais. São elas, por exemplo, que fazem com que um cervo reconheça o perigo e fuja de seu predador.



O que diferencia o homem dos outros animais é que ele é o único ser capaz de ter medo do medo. Isso acontece porque o homem é o único animal que consegue “imaginar”.
E a imaginação, como dizia Einstein, é mais forte que o conhecimento.

Alguns especialistas admitem que a melhor forma de superar o medo é enfrentá-lo, por pior que isso possa parecer. 

Outros, entretanto, sugerem que em vez do enfrentamento, o ideal é corrigir os condicionamentos dos componentes psíquicos que levam a pessoa a reagir com grande medo diante de certos estímulos, compreendendo o que estas sensações estão querendo alertar.
Por exemplo: a pessoa que tem medo de falar em público, tem associadas no seu subconsciente as imagens de “exposição em público” com  sensações ruins e perturbadoras, estimulando as imagens que experimenta (por conta da sua imaginação centralizada na memória emotíva fóbica) sensações bastante desagradáveis. O que ela evita, portanto, são as sensações desagradáveis, não o público que vai ouvi-lo. Este é o seu problema.

Os estados emocionais negatívos são levados em forma de pulsões neuróticas para o componente psíquico, que muitas vezes devolve sob forma de doenças (psicossomática).
Pra você evitar ou minimizar seus medos precisa, antes de tudo, mudar suas reações diante dos impulsos. E isso você pode fazer condicionando sua mente a reagir da forma como gostaria que fosse.








Você Acredita em Vida Após o Parto?



No ventre de uma mulher grávida, dois gêmeos dialogam:
 – Você acredita em vida após o parto?


– Claro! Deve haver algo após o nascimento. Talvez estejamos aqui
principalmente porque precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.


– Bobagem, não há vida após o nascimento! Afinal, como seria essa vida?


– Não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que há aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comamos com a nossa boca.


– Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O
cordão umbilical nos alimenta. Além disso, andar não faz sentido, pois o cordão umbilical é muito curto.


– Sinto que há algo mais. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.


– Mas ninguém nunca voltou de lá. O parto apenas encerra a vida. E, afinal de contas, a vida é nada mais do que  isto que conhecemos de forma prolongada neste lugar.


– Bem, não sei exatamente como será depois do nascimento, mas, com certeza, veremos a mamãe e ela cuidará de nós.


– Mamãe? Você acredita em mamãe? Se ela existe, onde está?


– Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela não existiríamos.


– Eu não acredito! Nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que ela não existe.


– Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, posso ouvi-la cantando, ou senti-la afagando nosso mundo. Penso que após o parto a vida real nos espera; e, no momento, estamos nos preparando para ela.
(Autor Desconhecido.)


Se beber não dirija. Adote um animal, abandonar não resolve.






Sob a óptica das percepções, julgamentos e comparações 


De acordo com  a NEUROLINGUISTICA e sistemas  que envolvem percepções sensoriais, 100% do caos na vida de uma pessoa é gerado pelo mau olhar emocional do medo -resistência/dor- aquele que impõe limites,  crenças negativas e desmotivadoras. Não somos movidos pelo amor ou pelo ódio, mas sim pelo amor ou pelo medo.


Medo esse gerado pela maneira como percebemos  a representação de mundo.
A Psicanálise explica o mau olhado como Efeito Sombra, medo  e negação do nosso outro lado ou  Efeito Espelho.Clic

"Mau olhar" como o próprio nome indica, é o que acontece quando olhamos para outra pessoa com as lentes do medo: com inveja, julgamentos, comparações, apego, resistência, ódio e demais sentimentos limitadores dos filtros de percepção.


A explicação assustadora é que não temos que ser pessoas más para cometer ou atrair mau olhar. Infelizmente, todos nós fazemos isso com bastante frequência, embora inconscientemente, sem perceber as consequências. As realizações não positivas dentro do quadro de expectatívas, causam preocupações e temores que projetam uma sombra  sobre os nossos objetívos, a ponto de se manifestarem de forma negativas.


Uma análise intrapessoal sobre situações de medo e  apego, é um passo decisivo para mudar o estado das coisas, para que os sentimentos sejam  examinados, processados e esquecidos.
A disciplina pessoal traz reações positivas para a prática do rompimento dos pensamentos negativos fixos (Overthinking) que criam uma barreira na mente, impedindo alavancar realizações.


Faça surgir um novo modo de encarar positivamente o mau olhar:
 .
Toda vez que você estiver diante de um mau olhar para um determinado alvo e pensar: “Por que não tenho isso?” ou “Não gosto dessa pessoa”, lembre-se que está sob a óptica dos fantasmas do medo que afetam seus filtros perceptívos e faça as duas coisas abaixo:

1. Relacione três coisas na sua vida que você aprecie.
2. Lembre-se, sem medo ou resistência, de que o que você não gosta na outra pessoa é algo que lhe desagrada em você mesmo.
Ao se concentrar em apreciar o que você possui, ao invés de olhar para o que os outros têm e você não, você conseguirá motivar-se neutralizando a inveja, desarmando o ciúme e pôr um fim a todos os seus atos de julgamento, generalizações, desconfiança, subestimação e todas as formas de fantasmas do mau olhar para proteger a si próprio e aos outros do seu próprio mau olhado.
Pensamento é energia, coloque seu pensamento nos seus objetivos. Não desperdice sua energia com mau olhar, em outras palavras, quando lançamos mau olhar sobre outra pessoa, abrimos a porta para que o nosso mau olhado emocional e as forças do acerto de contas da nossa psiqué recaiam sobre nós.


Assim, depende de nós mesmos, cuidar contra o nosso próprio mau olhar lançado sobre a perspectiva de espelho de nossas vidas.

MORE  about  SHANTI PREMA




A mente cognitíva -  Manuponto Conectiva
Reações emocionais mecânicas e do sistema autônomo.


Na década de 20, a pesquisadora e fisioterapeuta Elizabeth Dicke afirmava que existia uma manobra que ao ser utilizada em determinados pontos do tecido conjuntivo afetava o sistema nervoso autônomo, agindo em Simpático e Parassimpático.

Este sistema presta os seus serviços ao individuo sem que ele tenha consciência disso: sistema endócrino, cardiaco, respiratório, urinário, gástrico, sendo assim, o nosso corpo funciona sem que precisamos pensar a respeito graças ao SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO que controla a pressão arterial, a mobilidade, as secreções digestivas, a expulsão da urina, a secreção de suor, a freqüência cardíaca, a temperatura corporal, entre outros.

Controla também os estados emocionais, tais como: pânico, terror, fobias, medo, ansiedade,  angustia dor e analgesia.


A técnica atua desbloqueando os  meridianos de encontro entre a mente e o corpo, responsáveis por processos imaginatívos, intuitívos e perceptívos, uma vez que a massa cognitíva do SISTEMA NERVOSO permeia a medula óssea.

Elizabeth Dicke afirmava que este método de manupontos ou acupontos  quando aplicado com habilidade, poderia ser direcionado também às condições patológicas específicas do corpo e, por reações reflexas, obter excelentes resultados.



Esta técnica pode ser aplicada em patologias da ortopedia, neurologia, ginecologia, quiropraxia, naturopatia, fisioterapia e psicologia. Além de preparar para posturas, preparação articulares, analgesia e aumento da flexibilidade.



Contra-indicações: patologias agudas, CA maligno, até o 3º mês da gestação e, dermografismo rubro elevado. Cuidados: período menstrual e em crises hipertensivas.























http://www.fiohnna.blogspot.com/

Mia Couto - Biólogo, escritor e especialista mundial de impactos ambientais causados pelo homem, na Conferência Mundial do Estoril, que reuniu especialistas de diversos setores de segurança do mundo, debatendo sobre a segurança social, política, econômica, terrorista, numa magnífica definição da realidade do MEDO!




"Há muros que separam nações, há muros que separam pobres e ricos, mas não há muros que separam os que tem medo dos que não tem medo" (Conferências do Estoril 2011 - Mia Couto)