Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O que veio fazer neste mundo?

Inicio  

Um dia me perguntaram qual era meu objetivo. Não confunda pressa com objetivo.

Você sabe o que veio fazer neste mundo?

Muitas das pessoas a quem faço esta pergunta demoram um tempo para responder. Algumas coçam a cabeça, outras colocam a mão no queixo,  outras ainda olham para cima como que tentassem juntar palavras para uma grande frase, e depois de toda essa encenação, dizem algo como “vim viver a vida” ou  “acho que não sei direito” .

Enquanto continua ai pensando, vamos eliminar algumas possibilidades:

Você não veio a este mundo para competir o melhor lugar ao sol, nem para correr atrás de um futuro incerto, tampouco para ser o profissional mais competitivo do mercado ou para provar algo para alguém, muito menos para ter uma vida de sacrifícios para então ganhar o reino do céu ou o paraíso.
Ainda não respondeu? Deixe-me então dizer o que você veio fazer neste mundo – tanto você quanto qualquer outro ser humano;

VOCÊ VEIO REALIZAR SEUS SONHOS E SER FELIZ!!!

Será que agora você está com aquela expressão do tipo – tudo bem, agora contra outra? – Sei que as vezes parece difícil acreditar em sonhos, realizações e felicidade num mundo revirado como o nosso. É tanta preocupação  e tamanha a correria que você tem dirigido toda a sua atenção e  energia  não ao sonho e sim à sobrevivência, à luta para conquistar as coisas, à luta para mantê-las, à luta por uma futuro melhor. Você sente como se fosse parte de uma grande engrenagem e não pudesse parar- sob pena de ser cuspido  para fora da maquina e nunca mais poder encaixar-se nela. Não é assim?

Ficar fora do mercado, dos estudos, da atualização por um tempo, significa enferrujar, perder  astes da engrenagem. Então tenta cumprir todas as tarefas e exigências impostas, tenta fazer cada vez mais e  melhor e mais rápido. Você se empenha em tornar-se aquela pessoa competente,  atualizada,  objetiva,  competitiva  e incansável  que esperam que você seja.
Para isso pode usar  pílulas anti estresse, black outs  e diversos revigorantes. Mas vamos pular esta parte.  Não estou aqui para falar do que sua vida é, e sim do que pode ser.

VOCÊ FAZ IDÉIA DE QUAL A SUA MISSÃO?

Quando falo em missão, em propósito para vida, por favor, não se apavore. Há gente que se arrepia toda quando ouve falar nisso, pois, se mal dá conta de fazer  suas obrigações, de pagar contas e de lidar com os problemas cotidianos, como  poderá ainda ocupar-se  com um   propósito!?
Mas é ai que está o grande segredo da vida: seu propósito não é  “mais uma coisa”, seu propósito é  “a coisa”.  É o que dá sentido a sua vida.

Estamos neste mundo para realiza-lo  e o resto  - o trabalho, o dinheiro para pagar contar,  a tão desejada harmonia com o mundo, a satisfação pessoal, a felicidade vem como brinde. Vem por acréscimo.
Tenho absoluta convicção de que  todos nós viemos a este mundo com um propósito a realizar.  Um projeto que nossa alma  escolhe e com o qual se compromete e enquanto não o realizarmos, seremos seres frustrados e insatisfeitos.

E para nos tornar capazes de cumpri-los, somos presenteados com talentos.
Nascemos completamente equipados pra realizar nosso propósito, não é ótimo?
Sabe aquelas pessoas para quem tudo dá certo e a felicidade parece ser uma companhia permanente?  Aquelas pessoas que não sabemos exatamente de onde elas tiram dinheiro honesto para viver uma vida semelhante a sua, com tempo, prazeres, eventos sociais, alegria mas ainda assim elas vivem felizes?  Elas não são desse jeito porque nasceram com o bumbum virado para a Lua ou têm uma fada madrinha, elas são assim porque estão realizando seu propósito de vida.

Um dia pararam de seguir a engrenagem e tiveram coragem de viver com seu talento.  O mundo está cheio de pessoas assim. E não estou falando apenas do empresário de sucesso, da cantora popular nos quatro cantos do mundo, do esportista que coleciona títulos , do escritor que arrebata o coração de milhões com sua histórias. Falo também do pintor de paredes que pinta e assovia,  da cozinheira que adora surpreender com novos pratos,  do médico dedicado, do advogado que defende seus clientes com brilhantismo,  da professora adorada pelos alunos, do biólogo que faz suas pesquisas e projetos de graça por um mundo melhor,  do pesquisador obstinado, e porque não de mim, da comunicadora que escreve isso com grande prazer e alegria de passar informações.

De todos aqueles que são talentosos e amam o que fazem. Algumas dessas pessoas ganham muito dinheiro, outras nem tanto. Algumas até mesmo vivem  uma vida um tanto simples, mas não menos feliz.  Na verdade, as conquistas materiais, não são sua maior recompensa, e sim aquilo que trazem estampados o seu rosto, uma juventude e jovialidade unidos com um grande  desejo intimo  de viver.  Essas pessoas não tem mau humor na segunda feira nem acordam com o pé esquerdo.  E não raro, podem ser vistas andando de bicicleta numa segunda as 10hs da manhã.

É claro que elas têm lá os seus problemas e aborrecimentos, mas não fazem disso um calvário. Essas pessoas tem grande poder de cura e superação pois seu organismo e psíquico funcionam bem. Dificilmente estão estressadas e passada as tempestades da sua vida, lá estão elas, felizes e inspiradas de novo.

Sei que você esteja ansioso para reconhecer seu propósito,  e talvez pergunte agora:  - Tá e qual é o meu? Como eu descubro isso?
Como eu disse lá atrás,  você nasceu com talentos,  para exercê-lo. Esses talentos são, portanto, um indicador do que veio fazer neste mundo.  Identifique seus talentos e encontrará seu propósito.

É  muito comum fazer a associação de talento com expressão artística. Peço a alguém que aponte três pessoas talentosas e o  que eu recebo é uma lista de celebridades! Essa associação se deve a um dos mitos existentes sobre os talentos, segundo o qual eles são raros e especiais – não é nada disso. Não me refiro a habilidades de pintura, dança, escultura e canto.

Quando falo em talento, refiro-me a uma inteligência intrapessoal que recebemos, um dom natural, aquilo que  você era o melhor de todos entre seus coleguinhas.  Não precisa de nenhum manual de instrução. Você já nasceu com isso, mas provavelmente se afastou de seu talento para ganhar a sobrevivência e uma vida com mais bens materiais.
Se agora souber qual é o seu dom, eis uma boa noticia, o uso de seus talentos o conduzirá a sua missão. E dessa missão você viverá com alegria e será remunerado por isso.

Afinal se os dons são ferramentas para o cumprimento de nossa missão, você agora olha para sua profissão e me diga, você está exercendo seu propósito aqui na Terra?

Muitas pessoas  descobrem muito cedo, outras despertam na fase adulta após várias tentativas frustradas de serem bem sucedidos em empregos comuns, outros ainda, precisam de uma  intervenção na saúde, algo que os diga que é preciso mudar de vida e há aqueles que os realizam e até por isso são mais felizes após a aposentadoria.

Se ainda não sabe quais são seus  talentos, outra boa notícia, não é tão difícil assim descobri-los.   Seus talentos tem a ver com aquilo que você realiza com alegria,  naturalidade, espontaneidade, leveza e alegria. Aquilo que te motiva, exercer um talento é gostoso, é até viciante, é estimulante, traz leveza para a alma, você não vê o tempo passar, assim como eu não vejo quando escrevo.

Repare no trabalho de um cabeleireiro,  por exemplo,  corta, penteia com graça e confiança aquelas mechas que você não saberia o que fazer com elas. Todo aquele profissional que executa seu oficio com graça e confiança, dança como um cisne sobre seu labor,  enquanto cantarola músicas ou mantém uma expressão leve com um sorriso suave na face é abençoado por realizar sua tarefa com alegria e estar de encontro a seu talento.

Nossos talentos estão dispostos apenas para o bem, pois assim o universo os fez: - para ensinar, para curar, para construir, para inventar, para comunicar, para alegrar, para ensinar, para embelezar. Siga as pistas que sua vontade te dá.

E o que vemos no mundo? Uma pessoa que não em talento lógico-matemático se forçando para desenvolver habilidades num curso de análise de sistemas da informação por achar que esta é uma carreira promissora; ainda que se esforce e consiga se formar, dificilmente se destacará na profissão e é mais difícil ainda que se realize nela.

Não é a toa que conheço pessoas que vivem reclamando da crônica falta de tempo, a praga da vida moderna. 

E a resposta para a primeira frase deste texto é:  Por não ter clareza da vida moderna e por entender que a falta de tempo é igual a OBJETIVO, e o ócio é sinônimo da falta de objetivo que estamos na Era da angústia. As pessoas querem fazer tudo: ler uma montanha de livros, revistas  e jornais, manter-se atualizados  a todo o tempo, na velocidade em que tudo muda, frequentam todos os cursos e seminários que aparecem, estão abertos para fora, para receberem informações de decorebas, seguem o mesmo caminho que muitos traçaram e buscam resultados diferentes.  Assumem todos os projetos, viajam, se ausentam da família por longos períodos, seguram a  vontade  de fazer xixi, ou se privam de uma refeição decente e de qualidade, para não perder valiosos momentos  de trabalho. (Trabalho em latim igual a Triballium, objeto de tortura Idade Média)

Sabe aquela máxima: "Mente vazia é oficina do diabo." - Um grande marketing da Igreja em meados da Idade Média, para exigir esforços sobre-humanos de seu povo para alcançar um futuro bom e impedir as pessoas de pensar. Quando na verdade, é na  mente vazia que são criadas grandes aspirações.

"Quem cumpre seu propósito não trabalha, pratica o LABOR." (A palavra Labor vem de colaborar com o mundo)

Tem gente que sente culpa pelo simples fato de sentar no sofá no meio da tarde sem fazer absolutamente nada enquanto o mundo gira e um clic você pode obter mais uma milhão de informações. Este é o erro do mundo moderno.  Ninguém mais ouve a voz interna, a consciência coletiva, a intra inteligência, aquela que cria e renova informações.

Não há quem aguente tanta pressão por tanto tempo,  como um nadador que arranca os pelos do braço, depois do peito e depois das pernas e de onde mais for preciso para melhorar seu tempo e desempenho.  Como um nadador, alguns começam “arrancando” o lazer,  depois arrancam as amizades, depois arrancam o tempo em família, quando se dão conta arrancaram todos os pelos ou seja, todas as defesas do corpo, da vida.

- Defina o que é importante para você: Certamente terá de abrir mão de algumas coisas, como desperdício de dinheiro, objetos de consumo de ultima geração, metas que não o levarão a lugar nenhum.  Você terá o suficiente para ser feliz, comprar o que quiser, sem esbanjar, frequentar lugares, comer bem, mas tudo dentro do ciclo harmonioso do universo. Toda sua vida estará em harmonia.

Procurar um novo estilo de vida implica em riscos. As situações que te causam segurança e não implicam riscos, não são feitas com o coração, radicais de coração e agir, igual a coragem.

Comece prestando atenção em suas habilidades. Observe como a preocupação com a sobrevivência  ocupa espaço  e se impõe sobre a vida do ser humano. Algumas pessoas economizam sonhos por meio de frustrar-se e se frustram automaticamente no caminho seguro. Sonho não é sinônimo de fantasia. Fantasia é ficar em casa esperando o príncipe encantado.  Sonho e agir, começar um pós-graduação,  entrar numa ONG, abrir um empreendimento, mudar de rumo, em prol daquele talento que te faz feliz e você era o melhor da escola nisso.
Um exercito de sonhadores constrói todos os dias as mudanças da história humana, enquanto os outros fazem parte de uma engrenagem. Se você não sabe o que é importante para sua vida, ao menos procure o que não é, a eliminatória é um caminho importante.

Mesmo que não possa entrar de cabeça num novo projeto, o simples fato de alimenta-lo já fará um imenso bem em sua vida, fica mais fácil agir e criar novas estratégias.

-Assuma riscos, o universo irá te ajudar, são aquelas pequenas coincidências que nada mais são do que Sincronicidade.   Respostas para mostrar que você está no caminho certo.  Assuma riscos. Se for honesto com seu propósito, o universo irá te ajudar.
·         
-     - Seja fiel a seus valores, eles ao a base do caráter e determinam sua conduta.

·        -  Saia da luta desesperada pela sobrevivência.
·         Nem sempre a reciclagem de valores é tão simples, pois isso significa passar por experiências que nos fazem abrir mão  de algumas coisas para conseguir outras.  Hoje você pode valorizar  seu status social, um alto cargo ou morar num bairro nobre.  Mas se você viver de acordo com seu propósito, agregará pessoas que também vivem de acordo com seus propósitos e consequentemente,  o status, o endereço elegante o alto cargo deixarão de ser seus valores.
·         
      - Mantenha o foco  mas seja Flexível. Errar uma vez não significa que deu errado, e sim que você aprendeu que desta forma não da, é preciso viabilizar outra maneira.
·        
      - Permita-se experimentar, percorrer caminhos desconhecidos, com riscos desconhecidos para obter resultados diferentes do da grande maioria.
·        
       - Dissolva seus medos, da mesma forma que os criamos e os alimentamos na mente, podemos dissolvê-los e mata-los.  Estude o medo, investigue suas causas, busque informação para entender o que sente.
·         
        - Cultive o bom humor, não reprima sua criança interior.  Ela que lhe levará para a realização do seu propósito.

·         A felicidade não é um destino a ser alcançado e sim uma maneira de se viajar.
·         
      - Tenha paciência, a pressa alucinante no transito, no elevador etc, é uma sequela comportamental da sociedade que está na engrenagem da loucura, os bebês ainda demoram 9 meses para nascer, os ciclos da natureza continuam os mesmos desde que o mundo é mundo, somente o homem tem a pretensão de achar que “pode” controlar o tempo e apressar as coisas. Olha quanto tempo já se passou e como está sua vida!?
·         
      -Perca o medo de agradar sempre e de ser rejeitado.  Quem te ama, não precisa que você prove nada.
·        
      - Tenha fé e cultive a espiritualidade, independente  de crença ou religião.  Crer numa experiência espiritual é fundamental  para o aprendizado e compreensão as coisas.   As pessoas que não creem em nada precisam tomar antidepressivos pois perderam o propósito.
·         
       - Agradeça todos os dias por a vida pedir BIS pra você e te deixar tentar mais uma vez. É muito bom ser “bisado pela vida”.
·         
       - Relacione-se. Ninguém tem o propósito de errar, quando alguém desperdiça tempo e energia fazendo algo  é para acertar. Se errou, perdoe. Todos tem o direito de tentar.

E por fim, saboreie a vida. Permita-se o ócio. Permita-se ser criança. Pare de correr.

Comece com um sorriso! Seja feliz.            

DEIXE UM RECADO PARA LUH PIRES ABAIXO:    

   
    

Para visualizar mais postagens deste blog clic:  O ATEU