Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Rito de passagem

Você foi o visitante de número                                            .Sugestão de leitura deste blog: 
O RITO DE PASSAGEMwww.fiohnna.blogspot.com

Quando a gente nasce, o ego está em formação, nós vivemos em estado de acomodação sendo agraciado por nossos pais, tios, professores. Crianças sempre ganham tudo, vivem na zona de conforto e proteção. 

Quando viramos adolescentes, continuamos na zona de conforto, achando que o mundo ainda está ali para nos servir, nossa personalidade ainda em formação, continua centrada no ego e na satisfação de desejos. Desconhecemos os perigos do mundo e queremos mais. Achamos que o Sol gira em torno de nós.

Temos um rito para deixarmos de ser criança e virarmos adolescentes; a puberdade nos homens e a menstruação nas mulheres.

Porém para a fase adulta, não existe nenhum rito que canalize energia no cérebro dizendo AGORA SOMOS ADULTOS. Com isso, a maioria das pessoas vai até a fase da velhice, com funções comportamentais de adolescentes, um Ego super desenvolvido esperando realizações da "mãe vida". São mães adolescentes, avós, tias, esposas, pais, filhos, funcionários, todos esperando "mesada" da vida, uma atitude típica de quem continua na fase de acomodação, chorando porque a vida é injusta e não está lhe retribuindo como deveria.

Com isso nascem as frustrações e o medo de seguir adiante. Toda essa fragilidade predispõe a dominação da mídia, da manipulação social, é quando o sistema acaba esmagando o adulto, tornando-o despreparado, logo nasce o velho frustrado, porque nunca conheceu o MARCO da fase adulta para aprender a parar de esperar (do pai, da mãe, dos coleguinhas, de Deus) o melhor da vida. O melhor está na fé, mas também na ação.

Devemos ser o GUARDIÃO DA NOSSA JORNADA.

Faça seu rito para a fase adulta, não importa qual idade tenha, desbloqueie a conexão que te prende a adolescencia, prospere em todos os campos da vida simplesmente tomando sentinela do portão de seu futuro.

Pense no bem e o bem se sucederá. Pense no mal e o mal se seguirá. Você é aquilo que pensa no decorrer de todos os seus dias. Cada sonho não praticado é um futuro que deixa de existir.

Quando adolescentes, conseguimos realizar grandes planos, simplesmente porque acreditamos, ousamos. Mais tarde, já adultos, achamos que não temos tempo para errar, para ousar, para fazer um corte despojado de cabelo, usar uma roupa estilosa, praticar um esporte radical, ir num grande show de rock daquela banda magnífica, ou qualquer outra coisa que exalte seu coração. Na tentativa de nos tornarmos sérios, sóbrios e adultos, acabamos nos tornando sombrios, rabugentos, cobradores de nós mesmos em profundo estado de auto-obsessão. 

Se energias de fora quiserem te derrubar, ainda assim, PENSE O MELHOR, FAÇA O RITO DE PASSAGEM QUE FALTOU PARA A FASE ADULTA. Como? Aprenda a fazer sacro-ofícios (Sacrificium: ações sagradas que você irá fazer todo santo dia como consumir menos para trabalhar menos, estudar para ser aprovado, comer menos para emagrecer ou mesmo uma corrida de 20 minutos na quadra para aliviar o estresse). Veja, um avião possui muitas forças contrárias a ele; a gravidade, o vento oposto, o sobrepeso, mas mesmo assim, ele voa. Os pilotos não ficam chorando pela força contrária e sim, aumentam sua aerodinâmica e potência. O mundo não é feito apenas de recebimentos.

Agora você é o adulto da sua vida. Só você pode se permitir ser feliz. Este é o Rito de Passagem. E lembre-se, ser adulto não é ser rabujento e sim, ser responsável por sua felicidade e tristeza. Pare de tomar refrigerante na semana, de comer doces toda hora, pare de fumar, aprenda um exercício, corra, estude, mude de planos, tome banho de chuva, troque de profissão, faça um pós diferente do que aquele que te dá muito dinheiro, surpreenda seus vizinhos andando de bicicleta as 10h da manhã de segunda pelo seu bairro, dê-se uma bela massagem, uma noite romântica com sua esposa e marido de 35 anos de casamento, surpreenda e deixe ser surpreendido, não espere que a vida sozinha (pai, mãe, coleguinhas, Deus...) te emagreça, te dê saúde, te dê alegria, te dê disposição, te livre do mal.

Creia em Deus mas não o culpe por tudo. Apodere-se de sí.


Luh Pires

Comunicação - Propaganda e Marketing - ESPM
Consultora de Saúde Ocupacional - NR 32
Naturopata com especialização em Transpsicanálise. - Miesperanza